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APR - Analise Preliminar de Riscos

Existem alguns ambientes de trabalho que oferecem mais riscos aos funcionários, pela função exercida. Para evitar que algum acidente ocorra e o colaborador seja lesionado, existem diversas ferramentas desenvolvidas pela segurança do trabalho que evitam tais acontecimentos. Uma dessas ferramentas é a APR, que você poderá conhecer melhor abaixo. APR significa Análise Preliminar de Riscos e consiste em uma ferramenta que identifica possíveis riscos no local de trabalho e cria estratégias e alternativas para evita-los. Para isso, a APR faz uma análise de cada etapa das atividades exercidas dentro de uma empresa e encontra os erros que costumam acontecer. Assim, ela pode indicar melhores maneiras de praticar determinada função e diminuir os riscos de acidentes.

Objetivos da APR

Dentre os objetivos que a APR possui para identificar os erros e combate-los, existem alguns que são os principais e que formam uma espécie de roteiro das atividades que ela exerce dentro da organização.

Os objetivos da Análise Preliminar de Riscos são:

Encontrar em todas as atividades exercidas o risco no local de trabalho;

Orientar todos os colaboradores para que entendam os riscos e realmente queiram trabalhar para a prevenção;

Desenvolver e estabelecer processos dentro da empresa que busquem mais segurança;

Organizar e criar uma espécie de sistema para todas as tarefas que precisam ser realizadas;

Planejamento geral, contando com cada parte do processo especificamente;

Orientar e capacitar todos os funcionários sobre os riscos de acidentes no local;

Prevenir todos os acidentes, sejam eles causados por falha humana ou mecânica.

A Análise de Prevenção de Riscos em prática

A APR pode ser instalada na sua empresa em processos ou setores já existentes, ou quando um novo irá ser criado.

Uma das primeiras tarefas do grupo da APR dentro do local de trabalho é encontrar os possíveis riscos e descrevê-los.

Dessa forma, é possível identificar os menores e maiores riscos e descobrir quais medidas precisam ser tomadas primeiro.

Nessa etapa serão identificados erros como condições inadequadas, falta de equipamentos de proteção, etc.

Depois de encontrar os riscos e criar uma ordem de quais medidas possuem mais urgência, a APR precisa colocar em prática as ações que irão evitar os acidentes.

Essa é uma das etapas mais importantes, isso porque as ações precisam realmente serem válidas para que nenhum problema ocorra durante o trabalho e lesione algum colaborador.

A APR ensina o funcionário a evitar acidentes

Apesar de muitos acidentes serem causados pela tecnologia, a falha humana também possui grande parte dos erros em casos de acidente de trabalho. Isso acontece muitas vezes, porque os processos de trabalho são feitos de qualquer jeito e acabam não sendo otimizados o suficiente para ter um bom funcionamento e oferecer a segurança que o colaborador precisa.

Os equipamentos de proteção individual – EPI aqui são de grande valia, e muitas vezes, alguns colaboradores evitam o uso por motivos fúteis.

Por isso, um dos objetivos da APR, como visto acima, é fazer com que todos os envolvidos no trabalho entendam a necessidade dos cuidados e de evitar os riscos, tanto para sua saúde, quanto para uma rotina de trabalho de qualidade.

Se a sua empresa ainda não possui ferramentas e processos que otimizam as atividades e evitam os acidentes, já está na hora de começar a pensar nisso.

Um funcionário que trabalha com toda segurança, além de não causar acidentes que custam caro, produz muito mais.